;

 

5 perguntas para Iván Izquierdo

Qual a importância do esquecimento?

No livro Psychology, o professor de neurobiologia da Universidade da Califórnia James McGaugh afirma que o aspecto mais notável da memória é o esquecimento. Não guardamos a maior parte dos fatos que vivemos, dos livros que lemos, das imagens que vemos. Mesmo a nossa infância, quando fazemos mais descobertas, pode ser contada em no máximo uma hora. Isso é natural. A formação e a evocação de memórias ocupam muitas células neurais. É preciso liberar espaço, que é saturável.

Nosso "disco rígido", portanto, é limitado?

É impossível medir o espaço de memória. Temos 100 bilhões de neurônios, mas as conexões neurais são inúmeras. Sabe-se, a partir de testes com animais de laboratórios, que para evocar lembranças é preciso de pelo menos 60% do hipocampo e 40% para armazenar. É preciso ter espaço livre.

Com o tempo, é inevitável sentir perdas de memória?

Acredito que isso seja um mito. Existem pessoas com 80 anos e memória fantástica, e jovens com dificuldade de lembrar. O fato de os idosos terem dificuldade de se lembrar de fatos de ontem e poderem dar detalhes de passagens da juventude é uma questão de memória seletiva. É muito mais confortável lembrar-se da época em que se namorava e saía para dançar do que das recomendações médicas mais recentes.

Existem exercícios ou remédios para deixar a memória mais afiada?

Em condições normais - sem doenças ou perdas causadas por acidente -, ninguém precisa de remédio para a memória. E o melhor exercício não saiu de laboratórios e tem milênios. É a leitura, uma espécie de natação para o cérebro. Ao mesmo tempo, exercita a memória em suas várias faces: de longo prazo, de trabalho, visual, auditiva, a linguagem e a criatividade. A TV seria como um fast-food, pois apresenta informações prontas, digeridas. Por isso é tão preocupante a falta de acesso à leitura no Brasil.

O excesso de informação leva à saturação precoce da memória?

De fato, este excesso pode gerar estresse e ansiedade, que afetam a memória. Mas é engraçada a percepção do que é excesso de informação. Outro dia, li um livro do escritor espanhol Santiago Ramón y Cajál, de 1920, em que ele já se queixava disso.

Mitos

Esquecimento é sinal de idade avançada

Falso. Pessoas de todas as idades estão em constante processo de esquecimento. É impossível se lembrar de tudo

Com a maturidade, aumenta a perda de neurônios

Falso. A fase em que mais se perdem neurônios é na primeira infância, quando a criança começa a andar e deixa de ser quadrúpede. A partir da adolescência, em condições normais, não há perdas importantes

Os neurônios que se perdem ao longo da vida nunca são substituídos

Controverso. Estudos recentes mostram que novos neurônios podem se formar na idade adulta, mas pesquisadores ainda não sabem se é possível que eles possam realizar conexões úteis

Como funciona

Arte de Bruno Horta

  1. Hipocampo: tem um papel chave na retenção de memórias, portanto também para o aprendizado. Mas o processo de evocação ativa diversas outras estruturas cerebrais
  2. Amídala: responsável pelos aspectos emocionais da memória
  3. Córtex pré-frontal: onde ocorrem as conexões neurais que originam as memórias. A efêmera memória de trabalho desaparece aí
  4. Tálamo: recebe e repassa impulsos referentes a informações visuais, sonoras e táteis. É ativado quando se evoca a memória declarativa
  5. Gânglio basal: ativado pela memória procedural, ou de hábitos
  6. Cerebelo: atua no controle dos movimentos do corpo, e no aprendizado que envolve tempo, como música

A memória no cinema

Todas as cores do amor (Goldfish Memory - 2004)

Tom é um conquistador e cada novo amor ele vive como se fosse o primeiro. Isso porque parte do princípio que só os peixes dourados são felizes, já que eles têm uma memória que dura somente três segundos. Com Sean Campion e Flora Montgomery.

Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind - 2004)

Ao descobrir que sua namorada fez um tratamento experimental para esquecê-lo, Joel se submete ao mesmo processo. No entanto, ele acaba invertendo a situação, encaixando a ex-namorada em situações de sua vida às quais ela não esteve presente. Com Jim Carrey e Kate Winslet.

Efeito borboleta(The Butterfly Effect - 2004)

Evan é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância, mas, ao tentar resolver antigos problemas, acaba criando novos. Com Ashton Kutcher e Melora Walters.

Como se fosse a primeira vez (50 First Dates - 2004)

Todos os dias, rapaz precisa reconquistar a namorada, porque a garota por quem se apaixonou sofre de perda de memória recente e não se lembra de nada. Com Adam Sandler e Drew Barrymore.

Amnésia (Memento - 2001)

Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Mas ele sobrevive e, durante sua convalescência, busca recuperar a memória, que o fez esquecer os trágicos momentos do assalto. Com Guy Pearce e Carrie-Anne Moss.

Vingador do futuro (Total Recall - 1990)

Operário sem dinheiro recorre a um implante de memória para poder viajar. A operação não funciona, fazendo com que ele se lembre de quem ele era realmente. Com Arnold Schwarzenegger e Sharon Stone.